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Bloqueadores de publicidade chegam a 15% da audiência brasileira

Fonte: Comunique-se

Em levantamento realizado pelo Instituto Verificador de Comunicação (IVC), foi revelado que cerca de 15% da audiência online no Brasil utiliza ad blockers, aplicativos que bloqueiam a visualização dos anúncios na internet. De acordo com os pesquisadores, os principais anunciantes e veículos digitais em todo o mundo estão preocupados com o uso deste tipo de software para driblar a publicidade online.

Para o instituto, o número de usuários que fogem dos anúncios online tende a crescer. Pesquisa divulgada ano passado pela Page Fair, em conjunto com a Adobe, apontou crescimento de 41% no uso global de ad blockers em 2014 e 2015. Em resposta à perda de receita, alguns veículos já começaram a utilizar ferramentas que “bloqueiam os bloqueadores”.

Na prática, o software impede o acesso ao conteúdo por pessoas que estejam usando ad blockers e não sejam assinantes pagos. “Estamos vivendo verdadeiro ‘braço de ferro’ entre a liberdade de acesso ao conteúdo dos usuários e o direito dos veículos de obterem receita pela produção de seu material”, explica o fundador e diretor comercial da BR Media Group, Celso Ribeiro.

O executivo defende algo que é preciso entender o que o consumidor busca para se comunicar com ele, seja ao transmitir informações ou publicidade. “Enquanto é absolutamente lícito que os veículos busquem garantir, por meio da publicidade, a sustentabilidade econômica de seus negócios, os anunciantes precisam entender que é hora de tornar suas mensagens o menos invasivas possível”, afirma Ribeiro.

Publicidade invasiva x marketing de conteúdo
Como resposta a este tipo de publicidade invasiva, vem à tona o marketing de conteúdo, ou seja, a inserção das marcas e suas mensagens no próprio conteúdo passa a ser opção cada vez mais relevante para garantir audiência. O que antes era feito por meio do merchandising, agora se desenvolve em série outros de modelos e formatos com o crescimento das mídias digitais.

De acordo com o IVC, o mercado de ativação nas redes sociais de influenciadores apresenta crescimento anual de cerca de 60% desde 2013, curva que deve se acelerar ainda mais com a disseminação dos ad blockers. “Nas redes sociais a presença das marcas em vídeos, clipes musicais, fotos e posts de influenciadores cresceu de forma impressionante. Isso vale tanto para o Instagram e Facebook, quanto para o Snapchat, Facebook Mentions, Twitter e, de forma acentuada, para o YouTube”, dizem os pesquisadores.

 

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